Você frequenta bibliotecas? E as livrarias?
Pelo grande movimento que se observa nas livrarias, é possível afirmar que o interesse pelos livros e pela leitura continua grande.
E a biblioteca?! Como fazer este espaço tão importante se tornar mais atraente para toda a comunidade?
Além de questões óbvias que dizem respeito ao funcionamento e acervo do local, o espaço físico também tem papel significativo.
As bibliotecas têm que ter uma boa estrutura, têm que ser convidativas e devem propiciar um bom ambiente para leitura.
Essas são apenas algumas das preocupações da bibliotecária Gláucia Maindra na cidade de Imbituba.
Em 2014, a Biblioteca Municipal completou 39 anos. Também recebeu a doação de um acervo de livros e móveis do Ponto de Leitura e Cultura de Ibiraquera. Para marcar todos esses acontecimentos foi organizado o II Sarau Musical no dia 18 de julho.
Esse foi o start para uma mudança simples, mas com grande ganho para os frequentadores do espaço.
A Gláucia entrou em contato com a designer de interiores Isabella Torquato e pediu uma orientação sobre como dispor estes móveis doados.
A partir daí, o layout da Biblioteca de Imbituba foi invertido, algumas estantes de livros foram relocadas e foi criado um lounge com pufes coloridos na entrada do espaço.
As estantes triviais cinzas foram transformadas em mostruários para livros infantis, ganharam cores e tecidos.
O teto do lounge foi rebaixado com placas de aramados. Estas além de deixarem o local mais aconchegante, também se tornaram painéis de exposição.
Algumas paredes receberam cores para delimitar os ambientes.
Tudo isso só foi possível devido a um mutirão de voluntários: Diny, Priscila, Daniele, Isadora, Renan, Débora, Mateus, Vicente, Tieli, Luiz, Rudnei, Alba, Lucila, Renata, Gesiele, Gesilaine, Arthur, Jamily, Juliana, Jaynne, Ana Alice... (ufa! Espero que ninguém tenha ficado de fora ;)
A Biblioteca de Imbituba ganhou novo fôlego depois dessas modificações. O público sentiu a diferença e repetindo as palavras da Gláucia, "teve um aumento significativo no número de carteirinhas".
Nessa época o souIM nem cogitava em nascer mas seu trabalho já estava sendo feito.
A preocupação em envolver, comunicar, criar e transformar ambientes e objetos para melhor uso das suas funções esteve presente nesse projeto.
Por mais limitante que seja um orçamento ainda é possível modificar um espaço de forma que seja agradável permanecer ali (morando, estudando, trabalhando). E ainda ter resultados surpreendentes.
Esse olhar profissional aliado à boa vontade dos que põe a mão na massa foram ingredientes essenciais nessa transformação inicial da Biblioteca de Imbituba.



Muito amor em um site só, parabéns Bella! parabéns Sou Im! <3
ResponderExcluir